Medalha Flávio Duarte emociona platéia de 700 pessoas
Veja como foi a cerimônia
Por Ludmila Neder dia em Notícias
Veja Mais Fotos Nesta última segunda-feira (02/10), profissionais que trabalham na segurança pública do Rio de Janeiro e que se dedicaram ao processo de pacificação das favelas tiveram seu trabalho reconhecido em cerimônia de entrega da Medalha Flávio Duarte, que aconteceu no Teatro João Caetano, no Centro e reuniu cerca de 700 pessoas. Estiveram presente autoridades da segurança, do judiciário, representantes da sociedade civil, moradores de comunidades com UPP e policiais militares e civis acompanhados de seus familiares.
A Medalha leva o nome de um comerciante do Morro dos Macacos assassinado em 2012, por sua parceria com a UPP Local.
Os agraciados deste ano receberam a notícia de que haviam sido escolhidos em seus locais de trabalho.
O secretário Estadual de Cultura, André Lazaroni prestigiou o evento e fez um discurso de boas vindas agradecendo a presença de todos. Ele ressaltou a importância da iniciativa do Instituto Mudando o Final, em reconhecer o trabalho daqueles que dão suas vidas para nos proteger.
A Orquestra Sinfônica da PM e o Coral da Polícia Civil se apresentaram juntos para abrir evento.

Muita emoção marcou esta terceira edição do Prêmio. Este ano, além de membros da sociedade civil, policiais civis e militares, uma nova categoria foi criada , a "Heróis da Paz", e homenageou policiais mortos e feridos em serviço.
O Cabo Raphael Cabral, que perdeu uma das pernas após ser atingido por uma granada jogada por criminosos em janeiro deste ano, na UPP Vila Cruzeiro, e o Soldado Elias Cabral baleado na cabeça durante patrulhamento na UPP Camarista Méier foram os policiais feridos homenageados. Eles subiram ao palco para receberem a medalha junto com seus familiares e foram muito aplaudidos pela platéia.
Segundo o Cabo Cabral: "um evento como este, organizado pela sociedade civil, tem uma importância enorme para os policiais, em razão do reconhecimento que esta medalha traz." Ainda segundo ele, é importante que a sociedade reconheça no policial militar um ser humano que se coloca à disposição da sociedade, muitas vezes com a própria vida.

Mas a emoção tomou conta das mais de 700 pessoas presentes no Teatro João Caetano quando, os familiares dos dos soldados Bruno do Santos Leonardo - baleado na cabeça durante patrulhamento na área da UPP Mangueira, no seu primeiro dia de serviço, - e do soldado Alex Francisco de Carvalho, - que foi morto após ser atropelado por criminosos da favela de Arará/Mandela -, subiram ao palco para receber a medalha representando os mais de 100 PMs mortos no Estado do Rio de Janeiro este ano. Eles foram aplaudidos de pé por toda a platéia.
O Secretário de Estado de Segurança, Dr. Roberto Sá, prestigiou o evento acompanhado do Subsecretário de Comando e Controle, Dr. Rodrigo Alves.
- Todos aqui representados formam um exército do bem! A Polícia Militar, Polícia Civil, o Ministério Público, as Forças Armadas, o Disque-Denúncia, lutam por um bem comum, que é a PAZ. E peço a todos, e, especialmente à você Ludmila (Presidente do Instituto Mudando o Final) que nunca desistam. Mesmo diante das adversidades, não vamos desistir! - discursou o secretário de estado de segurança.

Na categoria "O Rio Agradece" receberam a Medalha o coordenador do Disque Denúncia, Zeca Borges e o Promotor de Justiça Fabio Miguel de Oliveira que esteve representando o GAECO do Ministério Público. A entrega foi feita pelo Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni.

Nas categorias Comandante de UPP Revelação e Comandante de UPP Destaque foram agraciados, respectivamente, O Major Daniel Cunha Neves da UPP Rocinha e o Capitão Ulisses de Barros da UPP Nova Brasília.

Representando a sociedade civil, na categoria "Eu Apoio a Paz", a homenageada foi para Marion Rodrigues Costa da Silva, que trabalha voluntariamente em eventos como os casamentos comunitários e bailes de debutantes, que o Instituto Mudando o Final oferece aos agentes de segurança pública.

Adultos, adolescente e crianças que participam dos projetos de aproximação das UPPs Borel, Macacos, Jacaré, Fazendinha, Providência, Batan, São Carlos, Mangueira, Rocinha e Cidade de Deus, compareceram ao evento e vibraram a cada nome que era chamado.


Dois projetos sociais foram premiados, um que oferece aulas de futebol para 60 crianças do Morro do Borel, na Tijuca e um de Jiu-Jitsu na Rocinha, para 70 crianças e 50 adultos. Ambos os projetos funcionam desde a inauguração das UPPs.


Na categoria "Boas Práticas" foram homenageados policiais civis que executam o projeto Papo de Responsa e três policiais militares da UPP Lins que adotaram uma praça em frente à base da UPP, e com recursos próprios, restauram e fabricam brinquedos para esta praça.


Dentre os muitos policias agraciados nas áreas operacionais e de inteligência, a categoria Mudando o Final premiou o Grupo Tático de Polícia de Proximidade (GTPP) da UPP Macacos, por uma ocorrência de abril deste ano, que apreendeu, entre outras coisas, dois fuzis.

VEJA ABAIXO A LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS DESTE ANO EM CADA CATEGORIA.
Durante o evento dois outros projetos também desenvolvidos por policiais militares nas UPPs se apresentaram. O projeto de música Soul da Paz da UPP São Carlos e o projeto de jiu-jitsu Geração UPP da Providência.


Categoria O Rio Agradece
Disque Denuncia – Zeca Borges
GAECO - Promotor de Justiça Fabio Miguel de Oliveira
Categoria Mudando o Final
CB PM FABIANO GUALANDI PEDRAZZI DE JESUS – UPP Chatuba
CB PM LEANDRO MOREIRA CRUZ RAMOS – UPP Alemão
SD PM VINICIUS LEANDRO DA SILVA MENEGUITE – UPP Fé/Sereno
CB PM GUSTAVO RODRIGUES LEITE - CPP
Categoria Unindo Forças
SD PM FÁBIO ALVES DE ARAÚJO – UPP Jacarezinho
Dr Gustavo Rodrigues Ribeiro – DRFC
DR Hilton Pinho Alonso – DRFC
Categoria Excelência Operacional
3º SGT PM NILTON SEABRA FERREIRA – UPP Macacos
CB PM RAFHANELLI DOS SANTOS SILVA – UPP Macacos
SD PM RG JONATHAN DA COSTA FERREIRA - UPP Macacos
SD PM RG ALEXANDRE MORAES DOS SANTOS – UPP Macacos
SD PM ANDRÉ LUIZ LAGO DE CAMPOS – UPP Macacos
SD PM REGINALDO GONÇALVES BRAUNE– UPP Macacos
SD PM FABIO DO NASCIMENTO SILVA – UPP Macacos
SD PM GABRIEL DE OLIVEIRA COELHO NICOLAU – UPP Macacos
Categoria Excelência em Polícia de Proximidade
SD PM MACKSAN LUIZ PEREIRA – UPP Fazendinha
Categoria Excelência em Inteligência
CAP PM JALBERT SILVA PEREIRA - SSINTE
CB PM IZIDORIO RIBEIRO BENTO JUNIOR – SSINTE/GIOSP
Categoria Projeto Social
CB PM FELIPE JERÔNIMO M. CORREIA -– UPP Rocinha
SD PM FÁBIO MARTINS DE SOUZA – UPP Rocinha
CB PM RODRIGO DA SILVA CAVALARE – UPP Borel
SD PM ARTHUR RENÊ FERREIRA DE MATOS – UPP Borel
SD PM FABRÍCIA DE FLÁVIA SANTOS GUIMARÃES – UPP Borel
Categoria Boas Práticas
SD PM JOENDEL DANIELVINICIUS PEREIRA RAMOS – UPP Lins
SD PM THIAGO GOMES RAMOS – UPP Lins
SD PM JULIO CESAR MIZAEL SANTOS – UPP Lins
Equipe do Papo de Responsa
Categoria Comandante de UPP Destaque
CAP PM ULISSES ESTEVAM DE BARROS – UPP Nova Brasília
Categoria Comandante de UPP Revelação
MAJ PM DANIEL DA CUNHA NEVES – UPP Rocinha
Categoria Eu Apoio a Paz
MARION Rodrigues – voluntária nos projetos
Categoria Você é Especial
CB PM ALEXANDRE CHUMBINHO PASSOS – UPP Macacos
SD PM BRUNO CONCEIÇÃO DE ARAUJO SOUZA – UPP Manguinhos
Categoria Heróis da Paz
Policiais feridos:
CB PM RAPHAEL CABRAL DE AZEVEDO
SD PM ELIAS CAMILO DOS SANTOS
Homenagem póstuma
SD PM BRUNO DOS SANTOS LEONARDO
SD PM ALEX FRANCISCO DE CARVALHO
Nossos Parceiros
Deixe seu comentário aqui:
Instituto Mudando o Final Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X


Olá, deixe seu comentário para o postMedalha Flávio Duarte emociona platéia de 700 pessoas
Nadia Carvalho
Ludmila Neder
Oi Nadia, muito obrigada. Ficamos felizes que vocês gostaram.
Vou levar a sugestão à equipe, mas como são muitos nossos heróis falecidos, nos vários anos de existência da corporação, ficaria difícil escolhermos qual nome dar á medalha.